RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


O carvão mineral é uma fonte de energia muito importante para o mundo e para o Brasil. Segundo os seus estudos realizados e conhecimentos sobre esse recurso energético, analise as afirmativas a seguir e na sequência  marque a alternativa correta:

 I. As principais reservas de carvão estão localizadas no Sul do país, precisamente no estado do Rio Grande do Sul.

II. O uso energético do carvão mineral ainda é bastante restrito no Brasil, devido aos altos teores de cinza e enxofre misturados no carvão que é encontrado em nosso país.

III. O carvão mineral é responsável por grande parte de todo o consumo mundial de energia, principalmente a energia elétrica gerada.

IV. Apesar do impacto ambiental causado pelo carvão mineral, ele ainda é muito importante, pois existe abundantes reservas. 

V. O carvão mineral é um recurso energético que possui um baixo custo na exploração e transformação, além de ter certa estabilidade nos preços de comercialização.

 

Está (ão) correta (s): 


I, III, V. 


IV, V. 


I, II, III, IV, V. 


II, IV, V. 


I, IV, V. 

Por meio da perfuração de rochas continentais e marítimas o ser humano explora o petróleo, um hidrocarboneto utilizado para uma infinidade de objetivos na sociedade pós-moderna. Sua distribuição no mundo é irregular, sendo o Oriente Médio a região mais privilegiada, embora a maior parte da população daqueles países não usufrua dessa riqueza.

Nos estudos realizados sobre o petróleo,  veja quais das assertivas abaixo estão corretas e some os números correspondentes a cada uma delas:

 01) Segundo Leiz & Amaral (1995) o petróleo não é considerado um mineral, mas um mineraloide, bem como o âmbar e outras substâncias.

02) O petróleo é um tipo de betume, sendo naturalmente líquido. Sua ocorrência está associada às rochas sedimentares, e por isso o estudo da sedimentologia desperta grande interesse.

04) Para perfurar as rochas que dão acesso ao petróleo são feitas escavações em grandes áreas, o que gera grande impacto aos ecossistemas associados.

08) A maior parte das reservas brasileiras de petróleo é encontrada na Bacia de Campos e em estados do Nordeste. Com a descoberta do pré-sal o país passa a ser um dos mais ricos nesse recurso.

32) Dentre os estados onde há maior disponibilidade de petróleo estão o Maranhão e o Pará. Isso se deve às suas bases geológicas, compostas por rochas sedimentares.  

 A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:


42


11


12


07


33

O efeito estufa resulta de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm a capacidade de absorver calor. Dessa forma aponte a alternativa eu indique ações que poderiam minimizar o efeito acelerado do aquecimento global.



Redução da captura e sequestro de carbono.


Reflorestamento maciço em áreas devastadas e a eliminação de produtos que contenham CFCs (clorofluorcarbonetos).


Aumento da produção de energia derivada de fontes alternativas e aumentar o consumo da população.


Apenas reflorestar áreas devastadas o que já possibilitaria o aumento do consumo de CFCs.


Acabar com as emissões dos gases poluentes da América do Norte e aumentar a construção de usinas termelétricas.

"Os impactos das mudanças climáticas no cotidiano das pessoas do campo e da cidade têm levado alguns indivíduos a repensar sua estrita ligação com o mundo natural."

(PRIMAVESI; ARZABE; PEDREIRA, 2007,p.13).

 Com base nos estudos realizados acerca do capítulo:  Impactos ambientais globais  analise as afirmativas abaixo e depois indique a opção correta.

 

I- A atmosfera é uma massa em contínuo movimento, induzindo variações nas condições predominantes numa região.

 II- O clima é uma descrição instantânea.

 III- Normal climatológica tem o seu valor médio de 30 anos.

 IV- O tempo tem a sua previsão constantemente acompanhada na maioria dos meios de comunicação.

Estão corretas apenas as afirmações:



I e II. 


III e IV. 


I, III e IV. 


II e III.


II, III e IV. 

Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais, bem como um significativo aumento da população, o que gerou uma ocupação de áreas até então mantidas intactas, em especial aquelas formadas por florestas. Muitas dessas áreas foram devastadas para dar lugar às atividades agropecuárias e expansão da urbanização. 

 

As afirmativas abaixo enfocam alguns dos principais problemas ambientais do Brasil. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.

  

 


Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis. 

 


Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região. 


De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”. 


O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.


A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais. 

As fontes de energia de origem mineral vêm tendo lugar de destaque no cenário internacional. Sua gênese está relacionada com deposição de material orgânico em bacias sedimentares que, diante de uma combinação de fatores como o tempo, calor e pressão das rochas transformaram a matéria orgânica em diferentes combustíveis fósseis. Porém dois desses elementos formam-se especificamente pelo soterramento de grande quantidade de algas com sedimentos lacustres e marinhos. Sua matéria final é denominada também de hidrocarboneto e um é geralmente encontrado junto com o outro.

Conforme seus conhecimentos e estudos, marque a alternativa abaixo à qual conferem tais características.

 


Petróleo e carvão mineral


Petróleo e urânio


Petróleo e carvão vegetal


Petróleo e manganês


Petróleo e gás natural

Dentre os recursos naturais considerados renováveis encontramos a água, as florestas, o Sol, o vento, entre outros. Dentre estes, alguns não se esgotam no tempo de uma geração, enquanto outros só são renovados por meio da intervenção humana.

 De acordo com seus conhecimentos sobre recursos naturais renováveis, leia e analise as assertivas abaixo. Posteriormente, assinale a que estiver CORRETA:


Embora não seja ideal, a água poluída por materiais sólidos orgânicos e inorgânicos pode ser utilizada livremente para geração de energia elétrica, sem perdas. 


A solução para o excesso de matéria orgânica descartada em corpos hídricos é a utilização de tais espaços para criação de peixes, capazes de realizar a purificação natural da água. 


 A água é um recurso natural renovável, graças ao ciclo. No entanto, o volume de água doce no mundo não se renova na mesma intensidade de sua evaporação.


Outra forma eficaz de se despoluir as águas é a utilização das mesmas para irrigação, pois as grandes plantações necessitam de uma variedade muito grande de elementos químicos. 


O principal motivo pelo qual o ciclo hidrológico é interrompido se encontra na poluição das águas, pois uma vez sobrecarregadas de elementos químicos, deixam de evaporar.

Da forma como se desenvolveram as relações sociais é impossível imaginar o mundo atual sem a aplicação de energia nas atividades humanas, seja no âmbito domiciliar ou industrial. A sociedade, mais complexa a cada dia, estabeleceu seu desenvolvimento baseado em algumas fontes principais de energia: fóssil (a exemplo do petróleo, carvão mineral e gás natural) e renováveis (como a água, vento, Sol, marés, biomassa). Sobre o uso da energia na sociedade atual podemos afirmar:


Quanto mais energia é disponibilizada, usada e explorada, mais conforto é alcançado por quem tem acesso a ela. A energia é a mola propulsora do desenvolvimento da sociedade atual. 


Por ser a natureza um “bem comum da humanidade” o uso e o consumo dos “bens naturais” entre os países acontece de maneira comum e igualitária.


Quanto maior a disponibilidade de recursos energéticos e quanto maior sua exploração, menor é a possibilidade de desenvolvimento econômico de um país.


Se um determinado país possui mais riquezas energéticas, consequentemente maior será seu desenvolvimento econômico, distribuição de renda e conservação ambiental.


A maior matriz energética do Brasil é o gás natural, seguido pela biomassa, urânio, água, vento, Sol, marés, petróleo e seus derivados.

A cadeia produtiva do petróleo pode ser classificada em três fases: upstream, midstream e downstream. Upstream é todo processo que antecede o refino do petróleo. Midstream refere-se à transformação do petróleo em outros produtos. Por fim, o Downstream é a fase de transporte e comercialização dos derivados.

Com base nas informações acima, numere a segunda coluna de acordo com a primeira: 

1.  Upstream

 2. Midstream

3. Downstream

 

(   ) Esta é a fase de refino do petróleo.

(   ) Nesta fase é muito importante a logística, no sentido do consumo final.

(   ) Nesta fase é necessário um profundo conhecimento de Geologia.

(   ) Esta é a fase de produção da gasolina.

(   ) Nesta fase localiza-se as fontes de óleo.

 

A sequência correta está contida em:


2, 3, 3, 2, 1. 


3, 2, 1, 2, 1.


1, 1, 2, 2, 3.


2, 3, 1, 2, 1.


3, 2, 1, 3, 2.

O aquecimento global tem como principal causa à poluição atmosférica, esta camada de poluentes facilita a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Já se verifica suas consequências em nível global. Diante dessa realidade julgue as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

 I - O aquecimento global é alimentado pelo calor em excesso gerado por áreas degradadas ou aridizadas ou desertificadas.

 II - Nos últimos anos o Brasil reduziu o desmatamento, com o Plano de Ação para Prevenção e Controle de Desmatamento na Amazônia (PPCDAM), o Fundo Amazônia e o Plano Nacional sobre Mudança do Clima.

 

III - Em regiões temperadas e de clima polar, a eliminação da cobertura vegetal permanente, a queima dos restos vegetais e a exposição do solo às chuvas intensas resultam em regressão ecológica, contudo a condições para a vida.

 

IV - A Terra é capaz de absorver certa quantidade de gases do efeito estufa. A humanidade precisa aprender a viver dentre desses limites impostos pela natureza, devendo sempre adotar técnicas capazes de minimizar esses impactos.

 

V - O reflorestamento promove a remoção ou sequestro de Gás de Carbônico da atmosfera, diminuindo a concentração desse gás do efeito estufa.

 


Estão corretas as afirmações:



Apenas V.


II e III. 


I, II, IV e V.


Apenas IV e V. 


III e IV. 

Páginas: 12345678910
11